terça-feira, 30 de setembro de 2008

Uma boa notícia: CML ganha candidatura ao QREN para execução de pistas cicláveis

Este é sem dúvida um projecto de interesse para Lisboa e para motivar as pessoas a mudarem alguns hábitos, passando a usar e a fruir da bicicleta mais intensivamente, agora em pistas cicláveis próprias. Apenas solicitaria ao Sr. vereador que afecte parte da verba e aproveitasse para mandar substituir aqueles azuleijos de mau gosto que poluem visualmente a cidade. EStamos certos que a Srª vereadora da Educação irá meditar nas virtualidades desta candidatura, aprovada...

CML ganha candidatura ao QREN para execução de pistas cicláveis
812 mil euros é o valor que a cidade de Lisboa receberá do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a execução de um conjunto de percursos cicláveis.
O resultado da candidatura proposta pelo Pelouro do Ambiente e Espaços Verdes e aprovada no dia 24 de Setembro de 2008 irá tornar possível executar os seguintes percursos: estabelecimento da continuidade da pista ciclo-pedonal junto aos pupilos do exército; percursos e corredores T01 - Parque Florestal de Monsanto - Parque Urbano da Quinta da Granja; percursos e corredores T02 - Parque Urbano da Quinta da Granja - Quinta Mata Mouros; percursos e corredores T12A - linha caminho de ferro REFER - Alvalade; percursos e corredores T12B - Rua de Entrecampos norte.
A aprovação desta candidatura é considerada pelo Vereador José Sá Fernandes como um “contributo importantíssimo, em termos financeiros, para a concretização da rede de percursos pedonais e cicláveis municipais, que será executada até 2009”.
O anúncio do resultado da candidatura foi feito pelo Vereador José Sá Fernandes no dia 25 de Setembro, por ocasião do início das obras de conclusão da pista ciclável entre Telheiras e Entrecampos, inaugurada no ano 2000 mas interrompida em 2004. A intervenção actual prevê o fecho da malha, num investimento de cerca de 40 mil euros, e a iluminação do túnel Telheiras - Interface de Transportes Públicos. Em processo de lançamento de empreeitada está o prolongamento desta pista entre de Entrecampos e o Parque da Bela-Vista (Poente), cruzando a Av. Roma, seguindo o canal ferroviário. Esta será uma das pistas financiadas pelo QREN.
Ainda neste âmbito, será lançado, até ao final do ano, a ligação Telheiras - Cidade Universitária - Rotunda do Relógio, partindo do troço poente da Pista Ciclável existente em Telheiras, cuja necessidade de reforço de segurança será nesse âmbito equacionada. Quando terminada, a pista entre Telheiras e a Bela-Vista (nascente) terá um total de 5100 m.
Nos próximos meses, serão, ainda, instalados alguns estacionamentos de bicicletas que servem esta infra-estrutura em Telheiras Central, Interface do Campo Grande, parque de estacionamento EMEL do Campo Grande, na Interface de Entrecampos, na Estação CP Roma-Areeiro e dois no Areeiro. Foram já instalados, abrangendo este percurso, nos parques de estacionamento de Entrecampos/Av. 5 de Outubro.
Mapa dos percursos executados ao abrigo do QREN

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter
Site Meter