sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dia da implantação da República: coisas simples e a valorização da Educação


Amanhã celebra-se a Implantação da República que ocorreu no dia 5 de Outubro de 1910. Então, mudou-se o regime político de Portugal: passamos de uma monarquia, onde o chefe de estado herdava o poder, para um regime em que o chefe de estado é escolhido em eleições pelo povo.
Mas os vícios da monarquia - transitaram para a República, embora aqui mais fiscalizados. Mas esta continua a ter os propblemas da Monarquia - com a agravante de o povo saber e, em parte, ter contribuido para esses males sociais e políticos que afectam o nosso País. Que não decorre apenas de alguma corrupção que emperra o funcionamento do nosso aparelho de Estado, penaliza o nosso empresariado e atravanca a dinamização da nossa sociedade.
Mas a vantagem na República é que havendo eleições regulares esses vícios podem ser - senão eliminados pelo menos aplacados, e assim contribuir para purificar e moralizar a vida pública em Portugal. Ainda muito mal referenciada nos relatórios internacionais que se ocupam da transparência dos regimes políticos e das suas práticas.
Enfim, amanhã será mais um dia para celebrar a República e reiterar a carta de intenções e os ideais republicanos, acentuando os méritos no investimento da Educação junto da maioria dos cidadãos dos países industrializados.
Hoje, com a progressiva universalização dos sistemas educativos, a aquisição de conhecimentos passou a assentar cada vez mais no estudo abstracto e não na transmissão prática de saberes e de aptidões, embora umas e outras sejam necessárias.
Razão por que entendo que a promoção dos saberes especulativos e abstractos em articulação com os saberes práticos nas sociedades contemporâneas sejam a principal aposta na celebração do dia da Implantação da República. Já que se presume, e bem, que quando as pessoas sabem ler e escrever, especular e calcular, dotando-se de um conhecimento crítico acerca do mundo em que vivem as suas vidas tendem, naturalmente, para melhorar e os seus índices de qualidade de vida - nos mais variados indicadores - tendem também a convergir com os padrões de vida na Europa onde nos integramos.
É assim que vejo o dia da Implantação da República: um dia amigo da Educação e da sua activa valorização junto das pessoas de todos os estratos sociais.
Viva Portugal, Viva a República.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter
Site Meter